AS 3 PRIMEIRAS ETAPAS NO APRENDIZADO DO BOXE CUBANO


O objetivo deste texto é apenas ilustrativo: apresentar uma visão sistemática das etapas iniciais do aprendizado do boxe como é feito em Cuba. A orientação aqui exposta não necessariamente corresponde à que a FRGP adota em seus cursos de formação de instrutores e técnicos de boxe olímpico.

Este texto é uma elaboração e sistematização do artigo Boxing Basic Fundamentals: The Cuban Boxing School, escrito por Adam Weiss.

Feitas essas colocações, passemos ao aprendizado inicial na Escola Cubana de Boxe, dividindo-o em 3 etapas.

ETAPA 1: guarda, deslocamento e pivotamento
Somente depois de dominar essas habilidades é que os cubanos passam ao aprendizado dos socos do boxe.
  • Guarda de boxeador
    O boxeador cubano inicia e termina toda ação de luta na posição de guarda. Uma guarda correta, além de proteger o boxeador dos golpes do adversário, deve ser o ponto de partida e de finalização de seus ataques e seus contra-ataques. O posicionamento e manutenção da guarda efetiva deve ser a primeira habilidade a se aprender e automatizar.
  • Deslocamento de boxeador
    É o chamado jogo de pernas, e ele envolve vários tipos de movimentos. Nesta etapa aprende-se os mais básicos.
    • Caminhadas
      O boxeador precisa saber se movimentar mantendo uma base firme no chão, o que envolve nunca juntar os pés. Essa caminhada pode ser para frente, para trás, lateral ou circular.
    • Passo pendular
      Depois de se ter um bom domínio de caminhada, a próxima etapa é aprender o pêndulo de vai e vem, ou passo pendular. Um dos mais notáveis mestres atuais no uso deste movimento é o boxeador cubano Guillermo Rigondeaux, lutas do qual Vc. pode assistir no Youtube.
  • Pivotamento
    Consiste em girar rapidamente apoiado em um dos pés. O boxeador deve ser capaz de pivotar para os dois lados. Um recente mestre nisso foi o estadunidense Pernell Whitaker, videos de lutas do qual Vc. pode assistir no Youtube. O pivotamento é a última habilidade a se aprender antes de se passar ao aprendizado dos socos do boxe.

ETAPA 2: socos
  • Socos retos
    Jab à cabeça. Jab ao corpo. Cruzado à cabeça. Cruzado ao corpo. Depois de dominar a aplicação correta desses socos, passa-se à aprender sua aplicação em sequência, nessa ordem.
  • Uppercuts
    Upper à cabeça com o punho dianteiro. Upper ao corpo com o punho dianteiro. Upper à cabeça com o punho de trás. Upper ao corpo com o punho de trás.
  • Ganchos
    Gancho à cabeça com o punho dianteiro. Gancho ao corpo com o punho dianteiro. Gancho à cabeça com o punho de trás. Gancho ao corpo com o punho de trás.

ETAPA 3: defesa dinâmica
Depois de aprender a soquear, o cubano passa a aprender a defesa desses socos.
  • Defesa com os braços e as mãos
    bloqueio e parry (deflexão)
  • Defesa movimentando o tronco
    pêndulo lateral
  • Defesa com as pernas
    Pivotamentos, passo ao lado (side step), passo atrás.


© 2015, 2001, pela Fed. Rio-Grandense de Pugilismo.
Permitida a reprodução, desde que com fins não comerciais e seja citada a autoria.
Art. 299 do Código Penal Brasileiro ( Crime de Falsidade Ideológica ):
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou
nele fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser descrita
.