Cuidando de traumatismos abertos: ferimentos cortantes.


Não pode ser exagerada a importância de um segundo com a habilidade de prevenir e estancar o sangue dos ferimentos recebidos durante uma luta, seja ela de boxe profissional ou amador. Pessoas com esse conhecimento - na linguagem tradicinal do boxe, são chamadas de cut man ( pronuncia-se: cótman ) - são consideradas verdadeiros artistas, como é o caso dos legendários: Al Gavin e Chuck Bodak. Só para se dar uma idéia mais concreta da importância desses profissionais, pode-se dizer que Al Gavin já trabalhou com mais de 50 campeões mundiais, que vão de Muhammad Ali, Júlio C. Chavez a Lennox Lewis.

Não é para menos. No profisssionalismo, um competente cut man pode significar a possibilidade de se continuar lutando pela vitória ou, no mínimo, um rosto com poucas ou inexistentes cicatrizes. No amadorismo, dada a tendência de se parar a luta ao menor sangramento, o grande mérito de um bom cut man é ser capaz de avaliar a possibilidade de um hematoma evoluir para um corte, e saber como evitar isso.

A arte do cut man vem desevolvendo-se há centenas de anos. Antigamente, na época das lutas sem luvas, as técnicas básicas eram o uso preventivo de poções adstringentes no rosto ( misturas envolvendo cicuta, sal e outros ingredientes que engrossavam a pele ) e a compressão como tratamento. Posteriormente, já na segunda metade do século XX, passou-se a poder usar compressão com objetos gelados e a adrenalina. Hoje, conforme veremos, temos muito mais recursos, embora a compressão continue sendo uma das técnicas mais efetivas.

Cuidados antes da luta
O lutador deve evitar ingerir substâncias que facilitam o sangramento, como é o caso da aspirina ( afina o sangue e seu efeito é bastante duradouro ) e esteróides ( afinam a pele ).

O lutador deve informar suas últimas lascerações e deixar que lhe examinem o grau de cicatrização das mesmas. Também não devem ser esquecidos hematomas de treinamentos recentes.

Prevenir é mais fácil do que remediar
Durante a luta, o cut man deve ficar atento para ferimentos que possam evoluir para uma lasceração ou corte. No primeiro intervalo de round após o trauma já se deve iniciar o tratamento preventivo. Esse tratamento, preferivelmente, deve iniciar antes de qualquer sangramento.

A arte da pressão
Pressão é uma maneira rápida de parar um sangramento. Ela deve ser iniciada imediatamente depois que o lutador chega no seu corner. O cut man deve ter acesso frontal a seu lutador.

A arte do frio
O frio tem uma ação rápida sobre os vasos sanguíneos, fazendo com que diminuam de diâmetro, dificultando assim as hemorragias. Modernamente, se prefere aplicar o frio com um Enswell, que é uma espécie de colher achatada de aço e que é colocada num balde com gêlo. O Enswell é aplicado diretamente sobre a lasceração ou hematoma, com pressão firme e estática. Sem esfregar e sem excesso de força!

Vaselina
Proibida no amadorismo, mas muito usada no profissionalismo. Sua função é fazer com a luva do adversário resvale na região do ferimento e, assim, tenha dificuldade de cortar. O segredo está em aplicar uma fina camada, não para que o árbitro não veja, mas porque se colocada em grossas camadas ela irá para as luvas do adversário e daí para os olhos do boxeador ferido.

Adrenalina
Deve ser usada em concentração de 1:1000, e aplicada apenas sobre o ferimento. Assim que ela é absorvida pela pele, ela inicia a estancar o sangramento. Em ferimentos perto dos olhos, os de ocorrência mais comum, é preciso se colocar uma pequena almofada absorvente entre o ferimento e o olho. A razão é que a adrenalina arde muito no olho.

Substâncias modernas
  • Avitene
    é um colágeno espumante que em contato com um pedaço de pele sangrando tem a propriedade de rapidamente iniciar a coagulação. Para que funcione, é essencial que o sangramento já esteja ocorrendo!
  • Thrombin
    é uma enzima que em contato com pele sangrando tem a propriedade de rapidamente formar um coágulo. Para que funcione é essencial que seja removido todo o sangue do ferimento, antes de aplicarmos o thrombin!

Cotonetes
Muito úteis para aplicar qualquer das substâncias acima. Também muito usados para parar sangramento de nariz. Como quase 100% dos sangramentos de nariz ocorrem na região da ponta, o cut man deve gentilmente colocar o cotonete embebido de adrenalina nessa região e, depois, aplicar pressão nas narinas com os dedos.

Agradecimentos:


este texto é baseado em dicas de vários cut men e médicos, principalmente do Dr. Flip Homansky, Chefe da Equipe de Médicos de Ringue do Comitê Atlético de Nevada ( NSAC ), e do cut man Dave Tenny, um dos melhores alunos de Al Gavin.


© 2002, pela Fed. Rio-Grandense de Pugilismo.
Permitida a reprodução, desde que com fins não comerciais e seja citada a autoria.
Art. 299 do Código Penal Brasileiro ( Crime de Falsidade Ideológica ):
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou
nele fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser descrita
.