Cuidando de traumatismos fechados na cabeça: concussôes e contusões



No boxe, os traumatismos fechados mais comuns que ocorrem na cabeça são as concussões e as contusões cerebrais. As concussões são muito mais comuns e nem sempre estão associadas a nocaute.

concussão
É todo traumatismo craniano que produz alterações neurológicas temporárias, tais como perda de memória, confusão, desorientação, desequilíbrio, fala confusa ou difícil, etc. Essas alterações duram apenas um certo tempo, que pode variar de segundos até vários minutos, dependendo do grau de seriedade da concussão. Nem sempre uma concussão vem acompanhada de um nocaute!

contusão cerebral
Trata-se de um trauma muito mais sério do que uma concussão e, ao contrário dessa, aparece facilmente numa imagem de tomografia. A contusão cerebral resulta quando a batida na cabeça foi tão violenta que houve um ferimento do cérebro envolvendo sangramento e inflamação do mesmo. Os sintomas são muito mais assustadores: inconsciência demorada, convulsões, vômitos, etc. Felizmente, são muito mais raras no boxe, a ponto de nem voltarmos a tratar delas aqui.

Graus de concussôes
Os médicos traumatologistas fizeram inúmeras classificações da seriedade das concussões. No que segue, seguiremos a adotada pelo famoso Dr. Robert Cantu, que trabalhou por mais de 30 anos como neurocirurgião de times de football americano, talvez o esporte que produza mais acidentes de concussão.

concussão de primeiro grau:
Consistem em quase 90% dos casos de concussão; não envolvem nocaute e apenas produzem uma temporária perda da memória recente e dificuldade em entender instruções. Os sintomas desaparecem em 15 minutos. Sem maiores problemas quando ocorrem em episódio isolado, tornam-se muito perigosas se seguidas de outra. Essa dupla ocorrência de pequenas lesões cerebrais seguidas é o que se chama Síndrome do Segundo Impacto.

Recomendações para quem sofreu uma concussão de primeiro grau:

  • Como o seguro morreu de velho, consulte um bom traumatologista o mais cedo que puder. Se a concussão ocorreu em uma luta de torneio ou campeonato, nao hesite em procurar aconselhamento do médico que sua federação de boxe designou para o evento. Se a concussão ocorreu em treinamento, fale com seu treinador e peça indicação de um traumatologista.
  • Nas primeiras 24 horas depois de uma concussão, tome providências para que não durma demais e que V. seja acordado várias vezes durante o sono.
  • de modo algum use bebidas alcóolicas e drogas
  • se estiver sentindo tonturas, dificuldades em enxergar ou mesmo cansaço anormal, não dirija automóveis
  • suspenda os treinamentos e até mesmo outras atividades em que haja risco de batidas na cabeça; seu médico lhe dirá por quanto tempo V. deve tomar essas precauções
  • a menos que seu médico proiba, uma vez passados os primeiros sintomas, V. pode recomeçar com corrida, alongamentos e exercícios leves; evite pular corda.
  • V. poderá recomeçar a fazer sparring depois de 3 a 4 semanas, a menos de indicação em contrário por parte de seu traumatologista.


concussão de segundo grau:
Envolvem ou nocaute que dura menos de 5 minutos, ou perda de memória que dura mais de meia hora, mas menos do que 24 horas, ou ambos os problemas.
Recomenda-se que consulte-se um médico traumatologista e faça um exame neurológico. O médico dirá por quanto tempo deve ficar longe dos treinos, sendo que o período costuma ser de duas semanas para mais. Deve-se também verificar quais são as exigências da federação de boxe a que está filiado.

concussão de terceiro grau:
Envolvem ou nocaute que dura mais de 5 minutos, ou perda de memória que dura mais do que 24 horas, ou ambos os problemas.
Recomenda-se que o atleta seja levado prontamente a um hospital com recursos neurológicos.


NOTA:
As recomendações acima são fruto da experiência de muitos médicos e para-médicos e referem-se ao que se deve fazer e não fazer quando sofremos uma concussão. Elas devem ser vistas como um guia e um auxílio, de modo algum substituindo uma consulta com um médico traumatologista, o mais cedo possível.

Bibliografia:
Grades of Concussion. Neurology, 48:581-585, 1997


© 2002, 2001, pela Fed. Rio-Grandense de Pugilismo.
Permitida a reprodução, desde que com fins não comerciais e seja citada a autoria.
Art. 299 do Código Penal Brasileiro ( Crime de Falsidade Ideológica ):
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou
nele fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser descrita
.