Lutas de boxe históricas



Jack Broughton x George Stevenson (1741).


( A pintura acima, pelo artista John Young, foi uma das primeiras a registrar uma luta de boxe. Na mesma, temos Jack Broughton na esquerda e Stevenson na direita. Observe as cabeças raspadas; era um recurso usado na época para impedir que o adversário puxasse pelos cabelos. )

Importância da luta:
Trata-se da mais antiga luta que sabemos ter resultado na morte de um dos boxeadores, Stevenson. O vencedor, Broughton, ficou tão abalado que resolveu introduzir regras que protegessem o boxeador caído. Suas idéias iniciais, depois de um debate entre ele e os principais lutadores da época, foram ampliadas e resultaram no que ficou chamado de Regras de Broughton (1743).

Quem eram os boxeadores?
-- Jack Broughton (com 37 anos nesta luta) tinha ganho um bom número de lutas para poder se auto-denominar campeão. Também era professor em sua academia de lutas, uma das primeiras criadas. Costumava traçar uma estratégia de luta a partir do que observava em seus adversários. Com o tempo, desenvolveu uma defesa tão boa que era considerado intocável (aparava com a mão aberta os socos dirigidos à cabeça e desviava com os ante-braços os socos dirigidos ao corpo). Aperfeiçou o soco ao estômago e introduziu o soco ao fígado, que passou a ser chamado "Broughton's mark".

-- George Stevenson, um jovem e robusto aventureiro, logo depois de ter chegado a Londres e se metido em várias brigas de tavernas, conseguiu conquistar a amizade do Príncipe de Wales, conhecido por frequentar ambientes de marginais e que apoiava uma academia rival da de Broughton. Stevenson, instigado, acabou lançando um desafio a Broughton, para uma luta por uma bolsa de 100 libras.

Descrição da luta:
Uma das pessoas que assistiu a luta foi o Capitão Godfrey, o qual a descreveu num livro que publicou em 1747. Segundo relata Godfrey, Stevenson era mais rápido, mas Broughton batia muito mais forte e era quem levava a vantagem. Passada meia hora de pesada pancadaria, os dois estavam exaustos e entraram num agarramento. Broughton conseguiu imobilizar seu adversário impressando-o contra o cercado de madeira envolvendo o tablado. Ficaram aí parados por cerca de 4 minutos, com Broughton apoiando seu peso nas costas de Stevenson e descansando. De repente, Broughton largou seu adversário e quando este voltou-se para enfrentá-lo recebeu fortíssimo soco na altura do coração. Stevenson foi ao chão e aí ficou desmaiado, assim terminando a luta.

Depois de alguns minutos, Stevenson recuperou os sentidos mas, sentindo-se muito mal, foi para casa, onde desmaiou novamente. As hemorragias internas que sofreu acabaram lhe matando. Sua agonia durou vários dias e diariamente Broughton, muito sentido, ia lhe visitar.

Referências:

- Capt. John Godfrey: Treatise Upon the Useful Science of Defense.
   London: 1747.
- Bob Mee: Bare Fists.
   NY: Overlock Press, 2001.


Texto: © 2010, pela Fed. Rio-Grandense de Pugilismo.
Permitida a reprodução, desde que com fins não comerciais e seja citada a autoria.
Art. 299 do Código Penal Brasileiro ( Crime de Falsidade Ideológica ):
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou
nele fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser descrita
.