Relacionamento entre o boxe inglês e o boxe filipino (panantukan).

Insistimos na denominação boxe inglês porque a mesma indica a origem do chamado boxe moderno e porque existiram e existem inúmeros outros tipos de boxe, praticados em várias partes do mundo. Desses outros inúmeros tipos de boxe, três tiveram um relacionamento de confronto ou influência com o boxe inglês: o boxe italiano tradicional, o boxe francês e o boxe filipino. Nesta matéria, abordaremos o relacionamento boxe inglês x boxe filipino.

-- As artes de combate filipinas:
A maioria delas envolvem o uso de faca, uma arma que era de uso comum por todos os filipinos. Contudo, duas dessas artes não envolvem armas e têm semelhança com o boxe:
 - yawyan: luta parecida com o boxe tailandês (muay thai);
 - panantukan (ou boxe filipino): luta parecida com o boxe inglês mas, além de envolver socos, usa joelhos, ombros, cotovelos, cabeçadas, golpes baixos etc. Em vez de bloquear socos, prefere-se o parry (desvio de golpes), pois o adversário (numa briga de rua) pode ter uma faca escondida na mão.
Precisamos enfatizar que nas Filipinas dos dias de hoje, além do yawyan e do panantukan, também se pratica o boxe inglês. Assim, no que se segue, para tornar bem claro quando estamos falando no boxe inglês e quando falamos no boxe filipino, usaremos apenas a denominação original, panantukan, para este último.

-- A introdução do boxe inglês nas Filipinas:
Em 1898, os USA declararam guerra à Espanha e ocuparam as colônias que essa tinha nas Filipinas. Foram intensas as lutas de resistência por parte da população nativa, o que resultou na morte de cerca de 4000 soldados estadunidenses. Somente em 1902 Roosevelt pode declarar a vitória dos USA. A ocupação militar americana durou até 1913, e uma das primeiras preocupações dos comandantes militares vitoriosos foi fazer uma integração entre seus soldados e marinheiros com a população nativa.

Uma das soluções achadas foi o boxe. Os estadunidenses gastaram 200 000 dólares (um bom dinheiro, na época) para a construção de um ginásio da YMCA (ou ACM, como dizemos no Brasil) em Manilla, que iniciou a promover eventos com lutas de boxe inglês a partir de 1 904. Se os filipinos já podiam ver lutas de boxe, também passaram a ter a oportunidade de serem treinados no boxe inglês quando, a partir de 1 902, a Frota Americana passou a substituir seus cozinheiros e camareiros japoneses por filipinos.

Os eventos do ginásio da YMCA e os que ocorriam nos navios envolviam lutas apenas entre estadunidenses (era proibido militares lutarem com civís), o ingresso era grátis e proibiam-se apostas. Logo promotores viram que seria um bom negócio burlar todas essas regras, e iniciaram a promover eventos clandestinos de boxe em Manila e perto das bases do exército e da marinha americana. As lutas desses eventos envolviam soldados e marinheiros estadunidenses, bom como australianos e filipinos. Logo, tornaram-se comuns eventos com público de mais de 5 000 pessoas.

Em 1 909, três empresários americanos abriram o Ginásio Olympia de Manila, no qual ocorriam eventos de boxe nas quartas-feiras e nos sábados, sendo que o das quartas dava oportunidade para amadores e para profissionais novatos filipinos.

Em 1 921, já há muito terminada a ocupação militar dos USA, o governo filipino legalizou o boxe inglês. Por essa época o boxe inglês praticado por filipinos já tinha expressão internacional. O primeiro filipino a chegar a campeão mundial foi Francisco "Pancho Villa" Guilledo (1 925), um dos melhores pesos mosca de todos os tempos.

-- O boxe inglês originou o panantukan:
No período da ocupação militar americana, se muitos filipinos passaram a gostar e praticar o boxe inglês, outros procuraram fazer uma adaptação deste com as tradicionais técnicas filipinas de combate com faca. O resultado foi o panantukan.

Um dos resultados dessa adaptação foi um aperfeiçoamento da guarda, que passou a manter o tronco mais erecto que a guarda tradicional do boxe inglês. Ainda influenciados pelo uso da faca, introduziram um jogo de pernas bem mais rápido. Para dar um sabor ainda mais filipino, também acrescentaram ao boxe inglês o uso dos joelhos, ombros, cotovelos, cabeçadas, golpes baixos etc, como já tínhamos apontado.

-- As artes de combate filipinas influenciaram o boxe inglês:
Esta influência se deu principalmente na guarda. Até cerca de 1900, a guarda mais comum era a guarda inglesa clássica: braços à frente, nós dos dedos da mão voltados para baixo e tronco inclinado para trás. Como não podia deixar de ser, essa também era a guarda dos boxeadores estadunidenses.

A partir da ocupação militar americana nas Filipinas, passamos a ver os estadunidenses adotarem a guarda moderna, também chamada de guarda americana. Para esta mudança são dadas duas explicações:
  • praticantes do panantukan da velha guarda, como o famoso Manong Dan Inosanto, contam que durante a ocupação militar soldados e marinheiros estadunidenses viram espetáculos de lutas filipinas, e ficaram entusiasmados com a guarda vertical, velocidade dos socos e jogo de pernas dos lutadores de panantukan. Imediatamente se puseram a adapatá-las ao boxe inglês.
  • outros dizem que nos confrontos militares mano-a-mano, os estadunidenses viram que sua guarda favorecia que os filipinos lhes golpeassem com a faca os punhos e mãos; isso teria levado ao abandono da guarda inglêsa no boxe.


Referências.

- Joseph Svinth: The Origins of Philippines Boxing, 1899-1929.
   Journal of Combative Sport, July 2001.
- Krishna Godhania: Western Boxing vs Filipino Boxing, two similar but distinct arts?
   site na Internet = Warriors Eskrima, 2009.


Texto: © 2010, pela Fed. Rio-Grandense de Pugilismo.
Permitida a reprodução, desde que com fins não comerciais e seja citada a autoria.
Art. 299 do Código Penal Brasileiro ( Crime de Falsidade Ideológica ):
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou
nele fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser descrita
.