A briga Lennox Lewis x Mike Tyson
 
 


 
Estava marcada para 22 de janeiro de 2002, em New York, a coletiva de imprensa que anunciaria a luta Tyson x Lewis para 06 de abril de 2002, pelo título mundial dos pesos pesados. A mesma acabou sendo cancelada devido a imensa confusão e pancadaria que acabou acontecendo já nos primeiros segundos de sua abertura.

A coletiva iniciou com o anúncio de Lewis como o atual campeão. Foi quando Tyson - que já dava sinais de estar muito inquieto - avançou resolutamente sobre Lewis, o que parece ter assustado dois de seus seguranças que se adiantaram para interceptar Tyson. A foto ao lado registrou o momento em que o segurança Anthony Pitts tenta afastar Tyson.

 
No instante que o guarda-costas Pitts toca em Tyson esse derruba-o com um gancho de esquerda. Imediatamente o outro segurança de Lewis pula sobre Tyson e Lewis atinge o ex-campeão com a direita que a foto anterior mostra que já estava armada. A partir daí os demais seguranças entraram em ação e seguiu-se uma pancadaria generalizada envolvendo mais de vinte pessoas.

 
Um outro ângulo e instante da pancadaria.

A seta indica Steve "Crocodile" Fitch, um notório arruaceiro que Tyson costuma contratar para provocar e insultar seus adversários em coletivas de imprensa. Nesta, "Crocodile" ficou mais de meia-hora, antes do início da coletiva, gritando insultos ao pessoal de Lewis e falando frases de efeito, como: "New York City - seu bad boy voltou".

 
Lewis, com o paletó rasgado e alegando ter sido mordido na coxa por Tyson, deixou prontamente o local.

Os dois boxeadores chegaram no teatro já atirando. Tyson, primeiro a chegar, já tinha declarado: "Em 6 de abril chegarei ao fim de um longa jornada. Lhes garanto que nocautearei Lennox Lewis e assim realizarei meu destino que é o de reobter o título de campeão mundial de boxe". A isso, Lewis respondeu: "Estou ansioso para despachar de vez esse Mike Tyson."

 
Terminada a pancadaria, Mike Tyson inicia a parte mais deprimente do "espetáculo". Sangrando na cabeça e visivelmente fora de controle, Tyson passa a fazer gestos obscenos para os jornalistas presentes e gritar palavrões: "bixas! covardes!". Por fim, passou a desafiar os mais próximos para uma troca de socos.

A luta que estava programada para Las Vegas, dependia de Tyson conseguir suspender sua proibição de lutar no estado de Nevada. Depois dessa, isso dificilmente ocorrerá.




texto © 2002, pela Fed. Rio-Grandense de Pugilismo
fotos © 2002, pela BBC
Art. 299 do Código Penal Brasileiro ( Crime de Falsidade Ideológica ):
Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou
nele fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser descrita
.